DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

ALMA EM CÁRCERADA

 ALMA EM CÁRCERADA 

“ Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão quando me fizeres esse bem” Salmo 142:7

A filosofia de Platão, teve uma grande influência no mundo ocidental. Em um dos seus tratados filosóficos, dizia que a alma humana é prisioneira do corpo e por isso deve buscar a libertação como de um cárcere. Essa libertação, durante a vida terrena, começa e progride, segundo a filosofia, que é a separação espiritual da alma do corpo, e se realiza com a morte, separando-se, então, na realidade, a alma do corpo.


Diferentemente da filosofia platônica, a alma, segundo a filosofia de Jesus Cristo, está aprisionada em seus mais perversos sentimentos: de culpa, angústia, tristeza, mágoa, medo, amargura, ódio, revolta, solidão e dor.

“ Porque estou aflito e necessitado, e, dentro de mim, sinto ferido o coração.” Salmo 109:22

A alma está ferida. Mortalmente ferida, e cambaleia desnorteada, sem rumo. Esses sentimentos mortíferos são verdadeiros verdugos, atormentadores, que dilaceram as forças e destroem a perspectiva de vida, relativizando a morte, tornando-a uma alternativa suave.

A alma aprisionada vê como escape de suas dores e frustrações a busca de uma liberdade nem que seja efêmera, passageira. Para tanto, ela se envereda pela noite e se consolida nas orgias, bebedices, drogas e prostituição.

Frustrada e perdida, derrama suas lágrimas de desolação com aquele que também precisa de socorro, e se encontra na mesma situação de aprisionamento. São os peregrinos da madrugada, que fazem da noite seu dia, e do dia sua noite. A noite é desejada, pois traz a falsa sensação de segurança, escape das frustrações e refúgio das transgressões.

São quatro os sentimentos que mais perturbam a alma humana, deixando-a frustrada, dividida, equivocada em seus múltiplos comportamentos e ações: Tristeza, que destrói a alegria, a esperança e a paz. Angústia, que adoece a alma, mina a força e a disposição para o trabalho. Medo, é um gigante que paralisa a coragem e a força, trazendo um profundo sentimento de inabilidade, incompetência e derrota. Sentimento de culpa, é um verdugo, que atormenta a consciência, destruindo as emoções, frustrando os sonhos de perdão, restituição e vitória.

“Pois o inimigo me tem perseguido a alma, tem arrojado por terra minha vida; tem-me feito habitar na escuridão, como aqueles que morreram a muito. Por isso dentro em mim esmorece o meu espírito, e o coração se vê turbado.” Salmo 143:3,4

O salmista Davi, no salmo 38, demonstra uma profundidade filosófica invejável. Ele disseca o quadro dramático de uma alma perturbada e assaltada por sentimentos antagônicos que lhe perturbam trazendo-lhe diversas conseqüências avassaladoras:

Sensação de estar sendo punido por Deus. “Não me repreendas, Senhor, na tua ira, nem me castigues no teu furor, cravam-se em mim as tuas setas, e a tua mão recai sobre mim.”Vs 1-2. Sentimento de culpa. “Não há parte sã na minha carne, por causa da tua indignação, não há saúde nos ossos por causa do meu pecado. Pois se elevam acima de minha cabeça as minhas iniqüidades; como fardos pesados excedem as minhas forças.” Vs 3-4. Ferida no corpo. “Tornam-se infectas e purulentas as minhas chagas, por causa da minha loucura… Ardem os lombos e não há parte sã na minha carne.”Vs 5,7 Ferida na Alma: Abatimento. “Sinto-me encurvado e sobremodo abatido, ando de luto o dia todo.” Vs 6 Aflição. “Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por efeito do desassossego do meu coração.” Vs 8 Ansiedade. “Na tua presença estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta.” Vs 9 Taquicardia (coração acelerado). “Bate-me excitado o coração, falta-me ás forças…” Vs 10 Olhos sem brilho, sem esperança. “…e a luz dos meus olhos essa mesma já não está comigo” Vs 10 Abandono de parentes e amigos. “Os meus amigos e companheiros afastam de minha praga; os meus parentes ficam longe.”Vs 11

Como vencer os gigantes que dilaceram a alma, aprisionando-a em sentimentos perturbadores e destruidores?

No salmo 142, o salmista nos ensina como vencer esses gigantes. A oração é de uma sinceridade sem igual. Ele derrama perante Deus suas queixas, suas dores, suas frustrações. Então, chora, clama e pede socorro.

Como precisamos pedir socorro de Deus!

“Ao Senhor ergo a minha voz e clamo, com minha voz suplico ao Senhor. Derramo perante Ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação. Quando dentro em mim esmorece o espírito, conheces a minha vereda. No caminho que ando me ocultam armadilha. Olha a minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interresse. A ti clamo, Senhor; e digo: Tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes. Atende ao meu clamor, pois me vejo muito fraco. Livra-me dos meus perseguidores. Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão quando me fizeres esse bem.” Salmo 142

Como pássaro que canta ao amanhecer, livre, pulando de galho em galho, assim a nossa alma anseia por liberdade. A nossa alma foi criada para desfrutar da felicidade, do amor e da valorização.

“ Se, pois, o Filho (Cristo) vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:36

“ Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade…” Gálatas 5:13

A nossa alma anseia por Deus, por que nele está a verdadeira liberdade, para amar e ser amado, para distribuir alegria por onde passar.

“ Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mas do que os guardas pelo romper da manhã, mais do que os guardas pelo romper da manhã ” Salmo 130:5,6

Quando rompe a manhã e o sol prenuncia a sua chegada, a minha alma anela por ti. Dizes ao meu coração com uma voz tênue e suave; uma hora soprando em meus ouvidos, outra hora, despertando-me com cânticos espirituais: ‘Busca a minha presença, pois na minha presença há vitória, na minha presença há libertação, na minha presença, há plenitude de alegria”.

Muitas vezes, desejando ficar mais um pouco na cama, não obstante, a voz de Deus me chamar, minha alma vendo-me vacilar, clama: ‘busca o teu Senhor, teu Criador e amado teu, só ele te satisfaz’. E então chegando à presença Senhor, através de louvores e adorações, sou inundado pelo amor de Deus e a minha alma é saciada pela Sua presença.


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 




VISITE O SITE ONDE TEMOS ORAÇÕES TODOS OS DIAS POR VOCÊS


As mulheres foram figuras importantes no enredo da história escrita por Deus. Elas aparecem na narrativa bíblica em contextos variados, exercendo as mais diferentes funções e tarefas, atuando como instrumentos de Deus. Desde a criação, queda e redenção, até o início do Cristianismo, a presença da mulher sublinhou histórias comuns, como também os momentos mais importantes da Bíblia.

Fortes, porém frágeis, humildes e vitoriosas, soberbas e fracassadas, belas e virtuosas, esforçadas e delicadas... As mulheres na Bíblia, embora complexas, nos ensinam de forma simples bons e maus exemplos. A Bíblia não aprova todas os comportamentos dos personagens que descreve. Mas, certamente, podemos aprender com todos os exemplos, tirando boas lições das personagens femininas tanto das qualidades quanto dos seus erros.

Proverbios 31-10. Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas. 11. O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro.
12.Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

 




 




blogs