Quem era Abigail? Ela foi a esposa de um homem rico e malvado chamado Nabal.
Mas Abigail era sensata e humilde, além de ser muito bonita tanto física como espiritualmente. — 1 Samuel 25:3.
O que ela fez? Agindo com sabedoria e discernimento, Abigail evitou que uma tragédia acontecesse. Ela e Nabal viviam na região onde Davi estava se escondendo como fugitivo antes de se tornar rei de Israel.
Davi e seus homens protegeram os rebanhos de Nabal enquanto estavam ali. Mas, quando os mensageiros de Davi foram pedir alimentos a Nabal, Nabal se recusou a ajudar. Davi ficou furioso! Ele e seus homens estavam decididos a matar Nabal e todos os homens da casa dele. — 1 Samuel 25:10-12, 22.
Quando soube o que seu marido tinha feito, Abigail agiu rapidamente.
Ela pediu que seus servos levassem alimentos para Davi e os homens dele, e depois ela mesma foi até Davi implorar por misericórdia. (1 Samuel 25:14-19, 24-31) Davi viu o que Abigail tinha enviado, percebeu sua humildade e ouviu o conselho sábio dela; então ele reconheceu que Deus estava usando Abigail para impedir uma tragédia.
(1 Samuel 25:32, 33) Logo depois disso, Nabal morreu e Davi se casou com Abigail. — 1 Samuel 25:37-41.
O que podemos aprender com Abigail? Embora fosse rica e bonita, Abigail tinha um ponto de vista equilibrado sobre si mesma.
Com o objetivo de manter a paz, ela estava disposta a se desculpar por algo que não era culpa dela. Ela resolveu uma situação tensa com calma, tato, coragem e sabedoria.